EDP Art Reef

Consegue imaginar uma exposição subaquática criada a partir de peças de antigas centrais a carvão e diesel desativadas? A arte tem uma força transformadora enorme e o artista Alexandre Farto (Vhils), em conjunto com a EDP, vão aproveitar essa energia para mudar, já hoje, o amanhã. 

O oitavo episódio da série Changing Tomorrow Now apresenta o EDP Art Reef. O projecto visa promover a descarbonização e estimular a biodiversidade através do olhar criativo de Vhils, cujo trabalho se vai apoiar na reutilização e reciclagem de diversos materiais dessas centrais para a criação de novos ecossistemas sustentáveis.

As estruturas em questão marcaram a história da energia na Península Ibérica. Foram sendo desmanteladas à medida que a EDP inovava com novas tecnologias de produção energética, nomeadamente recorrendo ao vento, ao sol e à água para ser 100% verde até 2030.

As peças de arte produzidas vão ser mergulhadas ao largo da costa de Portugal, para que se submetam a ação da Natureza, resultando, já em 2022, num novo recife artificial que une a componente artística e biológica para nos lembrar que é possível haver harmonia entre nós e o planeta.

Saiba mais sobre o projeto Changing Tomorrow Now aqui